Info sobre Estética Humana

Rejuvenescimento Facial

    HOME
  A Clínica
  Médicos
  Agendamento
  Hospitais
  Email
  Aesthetic News
  Search
estética corporal
Estética Facial
Rejuvenescimento Facial Light
Outras técnicas
 
 
Medicamentos tópicos

Fio Russo

1-O que é ?

            O Fio Russo é assim chamado, porque seu inventor foi um Cirurgião Russo. É utilizado para o tratamento da flacidez da pele facial sem a necessidade de cirurgia. Assim se obtém um lifting dos tecidos.

            A idéia básica é simples. Um fio de polipropileno , parecido com o que é utilizado em cirurgias, tem farpas especialmente orientadas , que são capazes de, assim que aplicadas, funcionar como uma âncora no tecido facial. São aplicadas de acordo com direções que realizam o efeito lifting (elevação) pretendido. As farpas impedem que o fio se mova, mantendo a elevação, e a sua compatibilidade com os tecidos permitem a sua aceitação pelo organismo.

            Por sua simplicidade de aplicação pode ser utilizado em uma grande faixa etária, e em épocas mais precoces, quando uma cirurgia ainda não estaria indicada.

            Pode ser utilizado isoladamente ou associado a outras técnicas. Em nossa clínica, preferimos o uso do Fio Russo associado a outras técnicas, como a Técnica de Preenchimento Profundo.

2-O Processo de Flacidez do Rosto

            Em um rosto jovem, a camada de gordura e os músculos estão firmemente ancorados na estrutura óssea , e tem uma capacidade mantida de sustentação. Assim a pele permanece em sua posição, e podemos observar características de um rosto jovem, com volume, contorno e um formato tendendo ao ovalado, com pele lisa, sem rugas ou sulcos.

            No rosto envelhecido, os músculos ficam flácidos, a camada de gordura cede, e a pele acompanha tudo, ficando também flácida e caída. Aparecem os sulcos, o "bigode chinês", a "Bochecha de Bulldog " , rugas e manchas. Os tratamentos como o BOTOX® , os Preenchimentos, os Peelings, podem ajudar em muitos aspectos do envelhecimento, mas quando um processo de flacidez se instala, a única alternativa era o Lifting Cirúrgico.  

            O fio russo é  agora oferecido para ajudar no  controle deste problema, chamada de "Fio Russo", ou Fio Lifting Beramendi . Pode ser utilizado isoladamente, ou como preferimos, associado a Técnica de Preenchimento Profundoe outras técnicas.

            O Fio Russo é um Fio de Poplipropileno de dupla convergência, ou seja , com uma espécie de garras em sentido duplo, que é colocado no tecido flácido e consegue manter um grau de suspensão.

            O Fio de Polipropileno, é um material utilizado nas suturas cirúrgicas internas é que é assimilado pelo corpo. Ele não é degradável, e é biocompatível, e tem uma forte resistência. Não costuma provocar reações alérgicas. É por isso que este material é utilizado em suturas cirúrgicas , principalmente nas costuras entre vasos, e é amplamente utilizado em todo o mundo. O polipropileno foi o material escolhido para a fabricação do Fio Russo. O Fio possui dois segmentos de garrinhas que correm em sentidos opostos, em direção ao Centro do Fio.

            Os fios são colocados no tecido flácido, na parte da gordura, através de um guia especialmente desenvolvido. Depois de colocado uma parte , traciona os tecidos para cima e a outra parte segura e impede que o fio se mova, e assim fica preso. O próprio fio promove de imediato uma sustentação do tecido e com o tempo ocorre a formação de tecido novo, que vai manter mais ainda a sustentação .

            A colocação deve ser utilizada em ambiente propício , com técnicas de assepsia rotineiras e sob anestesia local. O paciente vem para o procedimento na hora marcada, e retorna para casa imediatamente após o procedimento. Na Clínica Naturale , para segurança e conforto do paciente e cirurgião optamos por realizar o tratamento sem internação, em Day Hospital.

3-  Perguntas e Respostas

Quem pode utilizar o Fio Russo ?

            As pessoas com flacidez da pele facial e do pescoço a partir dos 30 / 40 anos de idade, que querem controlar a flacidez, podem se utilizar do Fio Russo como opção a cirurgia tradicional de lifting, que pode ficar para uma idade mais avançada. A técnica Fio Russo tem vantagens adicionais para determinadas situações , por exemplo pessoas com Grave Flacidez de face, com cardiopatias, diabetes ou idade avançada que gostariam de se submeter a um Lifting da Face Cirúrgico, mas tem contra-indicação da cirurgia por causa dos problemas clínicos. Estas pessoas podem se submeter ao Fio Russo , porque é um procedimento com anestesia local e muito menor do que a cirurgia. Pessoas com grave flacidez de pele, que poderiam se submeter a cirurgia de Lifting, mas não se encontram estimuladas para se submeter a um procedimento cirúrgico acabam por optar pelo Fio Russo pela maior facilidade. Pessoas com todos os tons de pele, clara, oriental, morena ou negra,podem se submeter ao procedimento de Fio Russo porque não provoca cicatriz. Atualmente associamos ao Fio Russo a técnica de Técnica de Preenchimento Profundo, também minimamente Invasiva, com bons resultados. A Técnica de Preenchimento Profundo realça a Beleza, e consegue rejuvenescimento, e graus adicionais de flacidez podem ser tratados complementarmente com alguns poucos fios- russos.

Como o Fio Russo é colocado?

            A colocação deve ser utilizada em ambiente propício , com técnicas de assepsia rotineiras e sob anestesia local. O paciente vem para o procedimento na hora marcada, e retorna para casa imediatamente após o procedimento. O Fio Russo é colocado através de microcânulas, que quando são retiradas deixa o Fio preso no tecido flácido

Como é a Anestesia do procedimento?

            É realizada anestesia local, a mesma utilizada pelos dentistas. Pacientes muito ansiosos podem ser ligeiramente sedados, neste caso para maior segurança contamos com a presença de um anestesiasta, que deixa o paciente dormindo , mas de uma forma muito leve .

Em que local o Procedimento é realizado ?

            Na Clínica Naturale , para segurança e conforto do paciente e cirurgião optamos por realizar o tratamento sem internação, em Day Hospital próprio da Clínica. Logo após o procedimento o paciente retorna para casa.

Quais são os exames necessários para a implantação do Fio Russo ?

            Um exame Clínico, Hemograma e exames de coagulação , e outros exames complementares se o paciente tiver algum problema de saúde .

A Técnica é dolorosa?

            A Anestesia local isoladamente, apresenta um certo grau de dor, que pode ser aceita com facilidade pelos pacientes, e é o que é realizado na imensa maioria da vezes. . Para os pacientes mais intolerantes a dor, ou muito ansiosos, uma sedação associada deixa o procedimento mais confortável. Por segurança , solicitamos a presença de um anestesista nestes casos.

Quantos fios são necessários e qual a duração do procedimento?

O Número de fios depende das áreas tratadas e do grau de flacidez, pode variar de 2 até 14 fios . Atualmente com a associação com a Técnica de Preenchimento Profundo, temos optado por um número menor de fios.

Onde o fio é implantado, pode ficar visível ou ser sentido pelo toque ?

            O fio é implantado na camada profunda da gordura facial. Não pode ser visível e nem sentido pelo toque.

Quanto tempo é necessário  ficar em casa depois do procedimento?

            Deve se evitar rir e falar demasiadamente nos primeiros dias. São mantidos uma máscara de esparadrapo anti-alérgico que permanece por 2 dias . Pode acontecer um pouco de edema e equimoses. Se o paciente quiser, pode voltar ao trabalho imediatamente ou no dia seguinte. Se sentir constrangimento com o esparadrapo, ou com algum pequeno sinal do procedimento, pode retornar em 2 ou 3 dias . Por cerca de 30 dias, se sente a presença do Fio, que é o próprio processo de sustentação da face que mudou. Depois deste tempo não se sente mais nada de diferente

Quanto tempo demora para aparecer o resultado ?

            O resultado é imediato, mas um processo de melhora gradual continua ainda por mais tempo

Existem outros tipos semelhantes de tratamento?

            Sim existe um outro tipo de Fio , Chamado Aptos  com técnicas parecidas. Em nossa Clínica utilizamos  o Fio Lifting Beramendi , já muito conhecido e que tem apresentado bons  resultados, e embora com o nome de "Russo" foi amplamente testado nosso país, que é o maior centro mundial de estética.

 

fio russo Paciente de 40 anos apresenta os primeiros sinais de envelhecimento, demonstrado pela presença de sulco nasolabial ( do nariz até a boca) e infralabial ( canto da boca), que dão aspectos envelhecidos a expressão facial
fio russo O Fio Russo é aplicado sob anestesia local e sem cortes apenas com a ajuda de um colocador especial , que parece-se com uma agulha.
fio russo Note a atenuação dos sulcos nasolabial e infralabial

 

Quadros : Galarina de Salvador Dali, pintado em 1944-1945, como modelo sua companheira Gala

PS: estes desenhos são apresentados apenas com propósitos ilustrativos e não podem ser considerados exemplos definitivos para os tratamentos reais, que dependem de avaliação e de prognósticos médicos individuais.

 

Este site segue os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde.A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessáriamente são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contacte seu médico ou profissional de saúde. O Objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale.Fotos são meramente ilustrativas.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2008 Clínica Naturale. last actualization: