Info sobre Estética Humana

A Síndrome de Desarmonia Corporal - SDC

    HOME
  A Clínica
  Médicos
  Agendamento
  Hospitais
  Email
  Aesthetic News
  Search
estética facial
Estética Corporal
Celulite
Alterações da Gordura
Alterações Musculares
Tratamento da SDC
Fase I - Avaliação Médica
Fase 2 – Orientação
Fase 3- Tratamentos da SDC
Fase 4 - Manutenção
Mais sobre SDC
Técnicas de Lipoaspiração

Lipoaspiração

A técnica cirúrgica principal utilizada no Tratamento da Síndrome de Desarmonia Corporal é a Técnica da Lipoaspiração. A Lipoaspiração é uma cirurgia realizada com cânulas muito finas que retiram o excesso de gordura onde está localizada. Pode ser realizada em várias regiões do corpo.   É muito difundida nos tratamentos estéticos.

A Lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas em estética corporal no mundo. A técnica, relativamente recente, encontrou um grande desenvolvimento global. O princípio básico da Lipoaspiração e a realização de uma pequena incisão, por onde penetra uma cânula, também fina. A cânula recebe uma pressão negativa, uma sucção, e enquanto o cirurgião realiza movimentos, que liquefazem a gordura, a sucção a retira do corpo. Este princípio simples é à base de uma revolução na Cirurgia Estética.

Mais recentemente a evolução tecnológica adicionou novos detalhes, quase uma lapidação da técnica.

Novas cânulas mais finas, com orifícios especialmente desenhados e construídas com materiais especiais como o titânio foram as primeiras aquisições.

O desenvolvimento da técnica tumescente, que provoca uma hidratação exagerada das células de gordura, junto com a anestesia local, permitiu o uso racional da anestesia e facilitou a retirada da gordura, sob regime ambulatorial, em day hospital.

No tratamento da Síndrome de Desarmonia Corporal, ela está especialmente indicada para o tratamento do componente da Gordura Localizada. A técnica de Lipoaspiração tem muitas variantes, mas que em suas bases, não diferem muito da técnica original. Entre as variantes podemos citar a Lipoescultura, a Lipoescultura com Subcisão,  a Lipolight, a Laserlipólise, a Vibrolipoaspiração, a HLPA – Hidrolipoaspiração. É importante não ser seduzido pela modernidade dos nomes. Todas as técnicas são basicamente Lipoaspirações, e as variantes dizem respeito a algum detalhe que adiciona valor, mas não invalida as demais técnicas. Assim é que um paciente não deve sair procurando uma determinada técnica, e sim procurar uma Clínica em que confia, e após avaliação cuidadosa do médico determinar a técnica que melhor se adapta a seu caso. Em nossa clínica, praticamos todas as técnicas, e assim poderemos escolher a mais benéfica para cada paciente. Faremos um breve sumário de cada técnica.

Lipoescultura e Subcisão

Recentemente foi divulgada uma técnica cirúrgica que é especialmente indicada para as depressões (pequenos “buracos”), provocadas pela Celulite mais avançada, que usualmente aparecem na região glútea e na face posterior da coxa. Esta técnica chamada Subcisão  pode ser realizada isoladamente ou acompanhada por Lipoescultura.

A Subcisão é realizada na própria Clínica sob anestesia local, e o paciente retorna para casa imediatamente após o procedimento. A técnica consiste em separar a pele, da gordura com Celulite que a traciona. É utilizada uma agulha especial importada dos EUA, que possui uma micro lanceta. Após a anestesia local, com a micro lanceta, o cirurgião separa a pele que está aderida ao  tecido gorduroso com Celulite que origina a depressão. O procedimento é repetido em cada um dos “buraquinhos”. O processo é muito rápido, levando em média 2  minutos para corrigir cada depressão.

A Subcisão  está indicada para as depressões mais recentes e rasas. Para as depressões mais antigas e profundas, existe a necessidade de se associar à Subcisão, a técnica de Lipoescultura.  É realizada a Subcisão, como já descrito e   é então  retirada  gordura, com a técnica de lipoaspiração, de regiões com excesso de gordura. A região mais habitualmente escolhida como doadora  é o  “culote”, que assim pode ser corrigido concomitantemente.  A gordura assim obtida é injetada para preencher o espaço entre a pele liberada e a gordura com Celulite, na depressão. A Subcisão com Lipoescultura tira gordura da região com excesso e a aplica para corrigir as regiões onde existe depressão de Celulite, corrigindo os dois problemas ao mesmo tempo. O resultado da técnica é bom, havendo, no entanto diferenças de resposta, que é individual.

Este tratamento cirúrgico não elimina a necessidade dos outros cuidados para a forma corporal. Deve haver correção alimentar, exercícios e os outros cuidados  que descrevemos no início deste artigo.

A Subcisão isolada e a Subcisão com  Lipoescultura são técnicas complementares muito úteis para o cuidado dessa desagradável e sorrateira vilã, que é a Celulite,  que teima em atingir a forma corporal da mulher moderna.  .

Lipoescultura

A Lipoescultura é a prática da lipoaspiração com a aplicação da gordura retirada em outros locais, como por exemplo, nos buraquinhos formados pela Celulite, ou para aumentar o glúteo.

Hidrolipoaspiração – HLPA

A Hidrolipoaspiração ou HLPA é a prática da lipoaspiração convencional, só que vem precedida da aplicação de ultra-som de três MHz. O ultra-som liquefaz a gordura, de tal maneira que se torna mais fácil a sua retirada por pequenas cânulas de lipoaspiração.

Vibrolipoaspiração

Nesta variante é utilizado um equipamento, o vibrolipoaspirador, que provoca uma vibração que ajuda a liquefazer a gordura a ser retirada. No processo de lipoaspiração convencional, o médico faz movimentos para a retirada da gordura. O vibrolipoaspirador realiza estes movimentos mecanicamente, e como age de uma maneira mais padronizada, deixa os resultados mais regulares e a realização da técnica mais rápida e fácil, diminuindo o tempo de cirurgia.

Laserlipólise

Lipoaspiração a LASER uma evolução da técnica clássica. Finalmente a tecnologia LASER, com utilização em muitas áreas da medicina, chegou a Lipoaspiração.

A Técnica batizada de Laserlipólise utiliza um LASER Nd: Yag, especialmente desenhado, que emite o LASER através de uma fibra ótica.

O LASER que é aplicado  previamente na região a ser operada, provoca alterações no tecido gorduroso que facilita a retirada da gordura e o pós-operatório. Uma das principais razões para que o Laser seja utilizado na lipoaspiração é a coagulação. Com o Laser, os vasos sangüíneos e linfáticos – responsáveis pelos inchaços e edemas - são coagulados e isso diminui tanto a dor quanto o sangramento e o inchaço. Dessa forma, temos a vantagem de realizar o procedimento em um campo com menos sangue permitindo que se possa ver os detalhes da cirurgia, melhorando o resultado.

A Laserlipólise é uma tecnologia européia, onde foi criado o LASER utilizado na técnica. Usado com sucesso na Itália, Alemanha, Argentina e Brasil.
A Anestesia utilizada é a Local, Tumescente, que deixa as células de gordura mais frágeis. A área então recebe o LASER, transmitido por uma fibra de 1 mm de espessura. As células gordurosas da área a ser tratada, recebem então uma cânula de titânio, muito fina, que complementa e retira a gordura liquefeita. A grande vantagem é uma maior facilidade do procedimento que ocorre com menor sangramento e melhor recuperação.

Lipolight

A Lipolight é uma pequena Lipoaspiração com anestesia local, realizada em regime ambulatorial (sem internação). Como se trata de uma pequena lipoaspiração, ela só pode ser realizada em pacientes que tenham pequenas coleções de gordura. Não podemos utilizar a Lipolight para tratar pacientes com grandes volumes de Gordura Localizada.

 

 

Este site segue os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde.A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessáriamente são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contacte seu médico ou profissional de saúde. O Objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale.Fotos são meramente ilustrativas.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2008 Clínica Naturale. last actualization: