Info sobre Estética Humana

A Síndrome de Desarmonia Corporal - SDC

    HOME
  A Clínica
  Médicos
  Agendamento
  Hospitais
  Email
  Aesthetic News
  Search
estética facial
Estética Corporal
Celulite
Alterações da Gordura
Alterações Musculares
Tratamento da SDC
Fase I - Avaliação Médica
Fase 2 – Orientação
Fase 3- Tratamentos da SDC
Fase 4 - Manutenção
Mais sobre SDC
Aplicação Local de Medicamentos

Uma importante técnica para tratar Celulite e a Síndrome de Desarmonia Corporal  é a Aplicação Local de Medicamentos . É um controvertido tema. É um método eficiente?   para o que se propõe? O que é exatamente ?

Se um medicamento é ministrado por via oral ou por injeção, circula pelo sistema vascular atingindo todos os órgãos . Embora um produto possa se concentrar mais em determinados órgãos, de maneira geral se distribuem por todo o corpo.  Só uma pequena parte do  medicamento vai  para o órgão alvo, onde existe o problema. Portanto, da dose total recebida, apenas uma fração chega até o local que está doente. Por exemplo, se um paciente tem uma “inflamação” no joelho e recebe um antiinflamatório,  a medicação vai se distribuir por todo o corpo, atingindo os pulmões, o fígado, o outro joelho, enfim todo o organismo,  e só uma pequena parcela vai atingir o joelho doente. A dose do medicamento é calculada baseada na parcela que age no  ponto que está doente, e o restante acaba sendo inútil.

O princípio básico da aplicação local  é a administração  de medicamentos, próximo ao local onde vai agir. Então se a medicação é aplicada no local, estará presente no ponto alvo em altas doses, e quando é absorvida  e distribuída pelo organismo, se dilui e tem seu efeito muito diminuído para os outros órgãos. Então, uma pequena quantidade aplicada no local alvo terá uma forte ação neste local, e quando absorvida e distribuída no resto do organismo haverá uma diluição  e os possíveis efeitos colaterais serão muito diminuídos.

É óbvio que esta técnica não substitui qualquer dos tratamentos convencionais, mas tem algumas aplicações muito específicas onde pode ser útil.

Portanto, Aplicação Local de Medicamentos é apenas mais uma maneira de administração de medicamentos. Pode ser excelente, ou inútil ou até prejudicial dependendo de quem realiza o tratamento (que deve ser sempre um médico treinado e habituado com a técnica), do tipo de medicamento aplicado, do problema à ser tratado e do órgão alvo onde foi feita a aplicação.

Os medicamentos usados são lipolíticos, ou seja, liberam a gordura do tecido. Esta gordura tem que ser consumida. O exercício provoca o consumo desta gordura liberada, que não será reposta por causa da reeducação alimentar. Mas, se a gordura é liberada com lipolíticos, e não ocorre o consumo com exercícios, ela volta para onde saiu. E também se continuarem a ocorrer os erros alimentares, nova gordura se deposita. Neste caso a aplicação  libera e a má alimentação repõe a gordura liberada, tornando inútil o tratamento. Portanto, a aplicação local de medicamentos  só é eficiente associada à reeducação alimentar e à prática de exercícios.

A Aplicação local de lipolíticos, embora muito útil, isoladamente não é capaz de resolver o problema da aparência do corpo, são necessárias, outras medidas. Este é o motivo pelo qual este  método, como qualquer outro método é colocado às vezes  em dúvida. Nenhum método utilizado sem os outros se mostrou eficiente para devolver a Harmonia Corporal, mas o uso criterioso de vários métodos, como a Aplicação Local de Medicamentos com a participação efetiva do paciente nos exercícios e na reeducação alimentar, apresenta resultados.

 

Este site segue os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde.A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessáriamente são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contacte seu médico ou profissional de saúde. O Objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale.Fotos são meramente ilustrativas.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2008 Clínica Naturale. last actualization: