Info sobre Estética Humana

A Síndrome de Desarmonia Corporal - SDC

    HOME
  A Clínica
  Médicos
  Agendamento
  Hospitais
  Email
  Aesthetic News
  Search
estética facial
Estética Corporal
Celulite
Alterações da Gordura
Alterações Musculares
Tratamento da SDC
Fase I - Avaliação Médica
Fase 2 – Orientação
Fase 3- Tratamentos da SDC
Fase 4 - Manutenção
Mais sobre SDC

Bioimpedância

Fase 1 - Consulta Médica e Exames Complementares

 A Composição Corporal pode ser facilmente avaliada utilizando vários métodos.  Em nossa Clínica utilizamos a Bioimpedância. O Fator Gordura Corporal da Síndrome de Desarmonia Corporal, então pode se manifestar em várias combinações de quatro condições. Excesso de Peso, definido por IMC, Excesso de Gordura na composição corporal, definido pela Bioimpedância, Gordura Localizada definida principalmente pelo exame do médico, e que são coleções de gordura que fazem proeminência em uma certa região (como os culotes) e Gordura Regionalizada, esta definida como a deposição de gordura de forma homogênea, sem protuberâncias, na região do quadril e coxa, que podem ser determinadas por ultra-som, e de maneira mais simples avaliando a profundidade da gordura com os dedos da mão. Portanto, um paciente com excesso de peso pode apresentar ou não, associados, gordura localizada, gordura regionalizada e excesso de gordura na composição corporal. E em uma outra situação mesmo um paciente com Gordura Corporal Total muito baixa, como por exemplo, um atleta, poderá apresentar Gordura Regionalizada. Esta Gordura Regionalizada pode determinar aparecimento de alterações do tecido gorduroso no quadril e coxa, mesmo em pacientes magros e com Gordura Corporal Total muito baixa. Assim se explica porque até mesmo atletas, com Gordura Corporal Total baixa, podem apresentar Celulite. O que ocorre é que o pouco de gordura que apresentam, está depositada, influenciada por fatores hormonais, no quadril e coxa, como Gordura Regionalizada. 

    A Bioimpedância é um exame que é feito através de um aparelho que gera uma corrente elétrica muito baixa (não perceptível pela paciente). A corrente anda mais rápido pelos tecidos magros que tem mais água e eletrólitos e anda mais devagar pelos tecidos com gordura. Dessa forma é possível determinar o conteúdo em gordura de um corpo em porcentagem. Assim é possível dizer que uma pessoa tem, por exemplo, 32% de massa gordurosa e 68% de massa magra. 

    O interessante, é que este exame ajuda a detectar as chamadas magras-gordas, ou seja, pessoas magras no peso, e com composição de gordura aumentada no corpo, que provocam a desarmonia corporal (Celulite, Flacidez, Gordura Localizada e Excesso de Gordura).  .

    É por causa desta composição alterada, que mesmo pessoas com o peso normal, podem ter as alterações causadas por excesso de gordura. Outras pacientes com excesso de peso, se tiverem a composição também alterada, vão apresentar alterações ainda piores na aparência corporal.

    Este exame é muito importante, porque ajuda a determinar a correção alimentar, que é necessária às vezes, mesmo em pessoas com o peso normal, para recuperar e manter  a forma corporal.

 

Paciente com peso normal , embora acima do ideal estético, mas com Bioimpedância bem alterada , o que explica a Síndrome de Desarmonia Corporal, com Celulite, Alterações da Gordura e Flacidez Muscular

Paciente com peso abaixo do normal, mas com 7,2 Kg de excesso de gordura na Bioimpedância, o que explica as manifestações da Síndrome de Desarmonia Corporal. Observamos a celulite, o discreto culote e a presença de gordura regionalizada , bem evidenciada pela presença de " banana bag" , a concentração de gordura logo no início da coxa, vista posteriormente.

Paciente com excesso de peso, mas com excesso ainda maior de gordura evidenciada pela Bioimpedância. Uma grave Desarmonia Corporal , onde metade do corpo é massa gordurosa e a outra metade é massa magra, incluindo ossos, músculos e órgãos.

Este site segue os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde.A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessáriamente são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contacte seu médico ou profissional de saúde. O Objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale.Fotos são meramente ilustrativas.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2008 Clínica Naturale. last actualization: