Info sobre Estética Humana

A Síndrome de Desarmonia Corporal - SDC

    HOME
  A Clínica
  Médicos
  Agendamento
  Hospitais
  Email
  Aesthetic News
  Search
estética facial
Estética Corporal
Celulite
Alterações da Gordura
Alterações Musculares
Tratamento da SDC
Fase I - Avaliação Médica
Fase 2 – Orientação
Fase 3- Tratamentos da SDC
Fase 4 - Manutenção
Mais sobre SDC

A Flacidez Muscular

Os exercícios e os “homens e mulheres das cavernas”

Vamos lembrar a natureza evolutiva do corpo humano e considerar que se a nossa consciência e cultura são modernos, o subconsciente e as nossas reações básicas são pré-históricos. O efeito do exercício ocorre porque o corpo reage a eles como se fôssemos "Homens das Cavernas". Em um cenário pré-histórico, se um homem  corre todos os dias é porque está procurando a caça ou está sendo a caça e precisa fugir. O corpo, adaptado pela evolução das espécies,  responde. Ocorrem mudanças no organismo que facilitam a mobilização das gorduras e dão mais força (aumento dos músculos) e ânimo (aumento da energia). As gorduras diminuem porque são consumidas e diminuindo o peso fica mais fácil correr para caçar ou fugir. A energia aumenta ás custas de um aumento dos corpúsculos produtores de energia (mitocôndrias). A atividade física, por este mecanismo, provoca diminuição do tecido gorduroso, aumento dos músculos e da produção de energia. Esse efeito, chamado “efeito do esforço” só ocorre, se houver repetição ao longo do tempo, pelo menos 3 a 4 vezes por semana. Se não houver repetição o corpo interpreta que essa situação é fortuita, não representando uma mudança real, e continua a trabalhar acumulando gordura e não produz musculação e aumento da energia.

      Os homens e mulheres modernos se quiserem ter  massa muscular, boa forma, reserva cardio-pulmonar e energia, tem que imitar as condições pré – históricas e fazer atividade física frequentemente. O corpo responde diferentemente aos diversos tipos de exercícios. Como regra geral todos são bons, mas alguns são mais eficientes para um determinado objetivo.

Aeróbicos e Anaeróbicos

Imagine que um corredor faça uma prova de 100 metros ,  que um campeão consegue em menos de 10 segundos. Não é necessário respirar muito, porque em 10 segundos mal dá tempo. O que esse atleta precisa é de muita força nas pernas, em outras palavras músculos, e não precisa tanto de oxigênio, por isso este tipo de exercício é chamado anaeróbico. Já um corredor de longas distâncias, como um maratonista, precisa ter uma capacidade do coração e do pulmão muito boa, porque vai exercitar por várias horas, precisa muito oxigênio e não é necessário muito músculo e este tipo de exercício então, é chamado aeróbico. Os exercícios anaeróbicos, como a musculação, por exemplo, são muito bons para formar músculos, mas desenvolve pouco o coração e o pulmão. Já os exercícios aeróbicos, como nadar, andar, correr, andar de bicicleta são ótimos para desenvolver a capacidade cardio-respiratória. Também formam músculos, principalmente a natação, mas não tanto como os chamados exercícios localizados ou musculação. O ideal é a combinação dos dois tipos de exercício. Uma  associação ótima é natação e musculação.

 

Para quem quer melhorar a forma, a combinação de uma atividade aeróbica com musculação é a mais eficiente, mas não esqueça que a repetição da atividade a intervalos pequenos é muito importante. Os esportes coletivos e o tênis tem ótima ação em consumo de calorias e portanto perda de peso , mas são insuficientes para obter  efeito cardiovascular e forma corporal.

Fazer exercícios traz de  agradável a boa forma do corpo e traz de útil saúde. Então é hora de malhar, sem preguiça ou medo. Uma boa orientação é imprescindível e se a idade for mais avançada, é necessária avaliação médica antes de começar. Os exercícios são parte importante do programa Naturale de estética corporal, Corpore Naturale, e uma orientação personalizada é o ideal para se obter os resultados, junto com os tratamentos realizados na clínica.

Este site segue os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde.A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessáriamente são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contacte seu médico ou profissional de saúde. O Objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale.Fotos são meramente ilustrativas.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2008 Clínica Naturale. last actualization: